A Nossa Selecção!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As ondas apareceram... timidamente! Não houve golfe, mas as coisas estranham continuam a acontecer...







Hoje, escrevo-vos mais tarde...

O que não estava previsto acontecer, aconteceu mesmo!

Depois de uma flatada gigante de manhã, com a mudança da maré, o mar começou a dar de si... Apesar de pouco consistentes e com uma altura a roçar o ridículo, as ondas que entravam, foram suficientes para convencer a direcção de prova, a realizar alguns heats.





Desta forma, por volta das três da tarde, entrou na água a repescagem de surf Sénior. Seguiram-se três heats de repescagem de surf Ladies, e mais os quartos de final de surf Sénior.

Eu entrei no terceiro heat, e numa altura em que a maré estava cheia que nem um ovo! As ondas não tinham mais de 40cm de altura, e ainda para mais, tinham back wash (uma onda que batia na parede e voltava para trás). Foi sem dúvida, o heat com as condições mais difíceis que já competi em vinte anos de carreira,





Começei o heat com uma onda de apenas uma manobra, que me deu 3,33 pontos. Depois desta, ainda tentei pôr-me de pé em mais algumas mas estava complicado... Até que a meio do heat, apareceu uma coisa que já podemos chamar onda, e consegui fazer três manobras. A nota saiu oito pontos. E por aqui fica a história deste heat. Fiquei em primeiro lugar, e já estou nas meias finais.





No heat a seguir ao meu, competiu o Miguel Ruivo, que entretanto tinha começado no podium 2 mas foi cancelado devido à maré cheia... E aqui, voltaram a acontecer coisas muito estranhas...




O Inglês surfou muito bem e deixou os outros atletas em combinação. a luta era entre um Português e um Francês... E a história é curta e simples... O Miguel surfou bem, e não teve notas... O Francês não surfou tão bem como o Miguel, mas teve notas... A meio do heat, e depois de ter uma onda de três e tal, o Ruivo apanhou uma onda de set, e fez um hang five ao longo de toda a onda, terminando com um reentrie. Quando todos pensávamos que a nota seria para cima de seis, ouvimos: "last wave of green...3,6!" Ficámos escandalizados! A seguir arranca o Francês, faz um hang five descontrolado e mais um reentrie na junção, e leva quase seis pontos!



Enfim, este é um factor que vamos ter que saber lidar, e tem que servir para nos motivar ainda mais até ao fim da prova!

O Miguel esteve muito bem em todo o campeonato, e não merecia perder desta maneira!



A partir de amanhã, a prova vai desenrolar-se apenas no Podium 1. Se houver ondas, o dia vai ser longo e decisivo para as nossas aspirações ao título!


O Check-in está marcado para as sete e meia da manhã, e a prova começa às oito.


Deixo-vos aqui a agenda para o sexto dia de prova.

Beijinhos e abraço, e até amanhã!



Agenda para o sexto dia de prova:



08:40h - Xaninho e Edgar;

09:40h - Ximenez, Filipe e David Luis;

11:20h - Paulo;

12:40h - Joana;

13:00h - Maria;

14:00h - Centeno;

14:20h - Pinheiro;


De seguida ainda fazem mais uma ronda de surf Open e de surf Feminino!!

9 comentários:

  1. Grande Raimundo, espero que a sorte fique do vosso lado, tanto com as ondas...como com as notas que vos dão e continua este trabalho de jornalista que é bem engraçado ir sabendo noticias.
    EU cá estou nos Açores tb á espera de melhores condições, para ver se consigo ir de S Miguel para "A FAJÃ". Força para toda a selecção, um abraço para ti, beijinhos para a Joana Rocha e Catarina.
    Mateus

    ResponderEliminar
  2. O Miguel Ruivo está de parabens. As classificações nos campeonatos nem sempre são as mais justas.
    David estás bem. Queremos ver-te na final. Boa sorte para todos.
    Pedro Raimundo (pai do David) em Timor Lorosae

    ResponderEliminar
  3. como havia dito,foi pena o Miguel ser eliminado,ainda para mais,injustamente...

    vamos a eles...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns do teu único irmão mais novo pela passagem à próxima etapa :)

    Abraço,
    Guilherme

    ResponderEliminar
  5. Meu rico filho,

    Parabéns pela prestação. Segurem bem a bandeira de Portugal!

    Beijos para todos,
    Mãe Teresa

    ResponderEliminar
  6. Parabens David Raimundo
    Apesar de estarmos a perder na secretaria, vamos demonstrar que onde se ganha é no mar.
    Força TUGAS
    Força David Luis, o "TÓ LU " está a torcer por ti.
    Carlos Luis

    ResponderEliminar
  7. Como não vi ainda nenhuma referencia à equipa técnica da Selecção, aqui vai o meu apoio para a mesma, porque certamente não é fácil gerir "essa juventude inconsciente" que só querem cama, piscina,golfe,gelados e bitoques no Miraflores.
    Força neles.
    Representar Portugal seja em que modalidade fôr é um previlégio e uma grande responsabilidade e só está ao alcance dos mais dotados.
    A escolha recaiu em vocês,por isso os nossos parabens.
    Não seremos tantos a assistir ao vosso desempenho como na maratona do Carlos Lopes nos Jogos Olimpicos, mas são MUITOS os que estão com o coração "apertadinho" esperando uma excelente prestação vossa.
    A nossa "raça" de Portugueses obriga-nos a acreditar que tudo é possível.
    Dos fracos não reza a história.
    FORÇA TUGAS
    Carlos Luis

    ResponderEliminar
  8. É impressionante!... há coisas que não mudam!... em 1989, há portanto 20 anos(!) realizou-se essa prova em Aveiro. Foi a primeira vez que se realizou em Portugal, com a vontade do saudoso Vini, do Jonet e do Félix (abraço para Jersey!). Já na altura os franceses e os ingleses, com as suas manias de nações superiores, nos trataram abaixo de cão (na nossa terra!) e também aí nos roubaram descaradamente na secretaria, uma vez que não o conseguiam no surf propriamente dito! Lembro-me de um Rodrigo Bessonne em grande forma a "comê-los" a todos mas a terminar com o vice (ganhou um francês, claro!), ou um Herédia e um Bubas, ainda júniores, a receberem o mesmo tratamento, apesar de aí ter sido mais equilibrado, com o Didier Piter e o Russel Winter ao barulho também... ou ainda de um Bonnes ou um Tomi (outro saudoso), claramente á frente dos outros séniores, a perderem em fases iniciais, porque os juízes não distinguiam (ou não queriam distinguir) um aéreo de um ollie... um snap layback de uma rasgadinha normal... enfim, o problema desses campeonatos é e há-de continuar sempre a ser, o julgamento, que regra geral é mau, com juízes incapazes, parciais e pouco experientes. Ao pé da maioria, os nosso juízes aí destacados são do WCT! É pena serem dos poucos.

    O Miguel Ruivo estava nessa selecção em Aveiro e está na deste ano, o que diz muito da sua carreira. Por isso sabe bem o que aconteceu então e seguramente não vai baixar os braços, apenas constatar este facto. No entanto, é pena, pois temos das melhores selecções, mais coesas, dos últimos tempos. E a melhor possível, neste momento, no longboard. Não merecíamos (não mereciam certamente esses dois atletas) esse tratamento.

    Justiça há-de ser feita! "Comam-nos a todos" e tragam a taça! Boa sorte para amanhã!

    Abraços e beijinhos, em particular para o pai do Tó-Lu!

    Miguel Pedreira

    ResponderEliminar
  9. se quiserem um gostinho da baía de st. ouen's, em jersey,vão ao www.watersplashjersey.com e na página cliquem em surfcam (zona inferior da página)...

    saudações

    ResponderEliminar