A Nossa Selecção!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Último dia de prova: A crónica e as fotos!



Como vos tinha prometido ontem, aqui estou eu para vos relatar com mais pormenor, tudo o que aconteceu durante o último dia de prova do Euro Surf 2009.
Hoje já vos escrevo de minha casa, em Portugal, e sem pressas para me ir deitar.
Aqui fica então a crónica do dia de ontem!

Levantámo-nos por voltas das seis da manhã, e fomos tomar o pequeno almoço às seis e meia. Seguimos directos para a praia, na esperança que o mar finalmente estivesse com algumas condições. Chegámos com a maré muito cheia, sem ondas e algum vento. Desde logo, os piores pensamentos de que a prova podia não acabar, começaram a pairar no ar.
Mas como nesta praia tudo é imprevisível, mal a maré começou a vazar, as ondas começaram a rebentar. A organização mandou de imediato os atletas para a água, em palanque duplo.



As meninas foram as primeiras a entrar na água. No primeiros heat das meias finais, a Maria esteve a passar durante quase todo o tempo. Mas nos últimos minutos, a Espanhola fez duas ondas razoáveis e passou para segundo. A Maria teve a sua oportunidade de ir à final, mas caiu na finalização de uma direita, que lhe dava com toda a certeza, a presença na final. Acabou na quinta posição da geral, e teve um boa prestação! De seguida entrou a Joana, que surfou bastante bem durante os vinte minutos. Foi pena não ter conseguido apanhar ondas um pouco mais compridas, pois tenho a certeza que estaria na final! Era merecido por tudo o que fez durante a semana! Acabou também na quinta posição da geral.

Ao mesmo tempo que a Joana competia no palanque dois, o Xaninho dava show no palanque um! Ganhou o heat com muita facilidade e com uma onda de oito e outra de sete pontos! Qualificou-se assim para a grande final!
À medida que a maré vazava, as condições iam piorando cada vez mais... As meias finais do Body Board Open, foram realizadas em condições muito, mas muito, difíceis! Mas para os nossos atletas nesta categoria, não foi suficiente para os impedir de fazer mais uma final num campeonato da Europa! O Centeno e o Pinheiro qualificaram-se com facilidade para o último heat desta categoria.
Era altura de começarem as finais. O Surf Senior competiu no palanque dois, ao mesmo tempo que o Surf Master, do nosso Paulo, competiu no palanque um. Nesta altura, já quase nem se viam ondas a rebentar, e a tarefa ficou mais complicada para o Paulo. Apesar de tudo, esteve em segundo lugar até a dois minutos do fim, altura em que o atleta local passou para a sua frente. O Paulo acabou em terceiro lugar, mas sei que fez tudo o que estava ao seu alcance naquelas condições.


Após estas duas finais, a prova foi adiada para a parte da tarde, quando a maré enchesse. Fomos todos almoçar e esperar que as ondas voltassem.
As horas passavam e cada vez havia menos ondas... Já só faltavam realizar mais cinco finais, mas sem ondas a rebentar no mar... era muito complicado! Os piores cenários voltaram a ser equacionados, e tudo levava a que o mar não nos brindásse mais...


A maré virou, e de repente, algumas coisas começaram a esfarelar na água... era mais um pequeno milagre de Jersey! Passados alguns minutos, a prova voltava a reiniciar-se! Foram para a água as finais de Body Board Feminino e Surf Feminino. Portugal contava com a Catarina para o seu primeiro título individual. E ela não nos desiludiu! Ganhou, e ganhou bem! E destacada! Depois de uma onda de seis e tal, acabou a final com uma onda de oito pontos! A buzina tocou, e a festa começou na areia! A Catarina saiu da água a correr e a berrar! Estava muito feliz e o seu sorriso não enganava ninguém! Parabéns de novo Catarina!


De seguida, entraram o Centeno e o Pinheiro! Objectivo: primeiro e segundo lugar! Mas as coisas não começaram bem para as nossas cores... O Espanhol apanhou duas boas ondas nos primeiros minutos e destacou-se na liderança. Os nossos atletas, apenas tinham ondas razoáveis, na casa dos quatro, cinco pontos. A meio do heat, o Centeno faz uma onda de sete pontos, e entra na luta pela vitória, ficando a precisar apenas de pouco mais de cinco pontos. Já perto do final do heat, veio a onda da vitória, que o Centeno não desperdiçou! Passou desta forma para a frente e sagrou-se Campeão da Europa! Já o Pinheiro, que vinha a fazer um campeonato brilhante desde o início, não teve sorte nas ondas que apanhou, pois o seu nível de surf foi muito bom! Foi pena o resultado, principalmente para o Pinheiro, mas todos nós sabemos o real valor deste nosso atleta!


Já só faltava entrar na água, o Xaninho. E como ele estava motivado e confiante num bom resultado nesta final! Entrou na água para vencer os seus adversários, e tivesse tido mais uma pontinha de sorte nas ondas, isso podia mesmo ter acontecido! O Xaninho acabou num excelente terceiro lugar da geral, e traduz o excelente momento de forma que atravessa actualmente! Parabéns Xano!


Foi realizada ainda a final de Longboard, que foi ganha pelo local Ben Skinner, que deu um show de surf!
Seguiu-se a entrega de prémios, com todos os finalistas a subirem ao pódium. Quando subia um Português, a festa era diferente! Era mais forte! Vibramos de uma forma diferente dos outros Países!
Depois de muitas palmas a todas as Seleções, voltámos ao hotel. Era altura de empacotar e arrumar as pranchas na carrinha, assim como deixar as malas preparadas para a manhã seguinte.
Já todos de banho tomado, fomos jantar pela última vez, naquele que foi o nosso restaurante nos últimos dez dias.
A prova já tinha acabado, e era altura de ir festejar os títulos de Campeões da Europa do Manel e da Catarina! Fomos até à cidade, e entrámos na discoteca Havana. Pelo menos alguns de nós... porque outros, decidiram voltar para o Hotel e descansar... A noite foi muito divertida, com a discoteca cheia de atletas de várias Seleções! Os horários em Jersey são diferentes dos nossos, e às duas da manhã, fecha tudo! Por isso, quando bateram as duas horas, seguimos todos para o Merton Hotel.
Hoje acordámos cedinho e fomos apanhar o avião de volta para Portugal. A viagem foi calma e tranquila. Já estamos todos em casa, e agora é altura de refletir sobre a nossa prestação.
Como disse ontem, acabámos em terceiro lugar. Sei que cada um deu o seu melhor ao longo do campeonato, mas também sei que tínhamos potencial e obrigação de fazer mais nesta prova!
Temos que assumir as responsabilidades, e começar a preparar a próxima competição de Selecções. Os erros, muitas vezes, são uma ferramenta fundamental para chegarmos à vitória em competições futuras.
Agora é tempo de descansar e, acima de tudo, voltar a surfar em ondas que realmente sejam dignas desse nome!
Amanhã, farei o último post deste blog. Vai ser ligeiramente diferente de todos os outros... Amanhã vai ser o dia, de poderem ver aqui publicadas, todas aquelas fotos que os elementos da Selecção não quiseram ver publicadas nestes últimos dez dias! Não percam, porque são momentos únicos! E super divertidos!
Quero apenas deixar aqui, em nome de todos os elementos da Selecção, um Parabéns ao nosso Seleccionador José Manel, que faz hoje anos! Um grande abraço Zé!
Beijinhos e abraços,
Até amanhã!

2 comentários:

  1. Parabens a todos, independentemente da classificação, voces merecem tudo porque têm uma força e uma união incrivel ! Mereciam ter chegado todos a final e acredito que chegariam se a sorte tivesse estado um pouco mais perto de nós !
    Beijinhos a todos continuem assim..

    ResponderEliminar
  2. Gostei de não só de me rir com as fotos ,que mostram o espírito da tribo/clã dos atletas ,como a descrição das varias fases do deslizar deles e da sua garra e sorte e má sorte nos heats mas sempre em saudavel e forte competição nas mágicas e imprevisiveis ondas ....Parabéns a todos os guerreiros das ondas que estiveram no EUROSURF 2009 e ao diario de bordo desse evento ......

    xicoração VITORIA

    ResponderEliminar